Canabidiol e a Ansiedade

É comum que os consumidores regulares de Cannabis descrevam episódios de ansiedade intensa, após longos períodos de consumo. Alguns chegam mesmo a afirmar que passaram a sofrer de ataques de pânico e que tiveram de procurar ajuda médica por causa dessa situação. No entanto, o que poucos sabem é que a Cannabis tem na sua composição substâncias com potencial ansiolítico. Isto quer dizer que podem combater a ansiedade, desde que consumidas nas condições certas. A mais importante dessas substâncias é o canabidiol.

CBD ansiolitico

Canabidiol ansiolitico

Porquê que a Cannabis provoca ansiedade?

Antes de mais, é necessário esclarecer que existem evidências contraditórias acerca da relação da Cannabis com a ansiedade. Alguns estudos afirmam que o consumo regular de Cannabis pode aumentar muito o risco de desenvolver ansiedade mas existem outros estudos que comprovam o contrário. O que é facto é que muitas pessoas recorrem à Cannabis para combater a ansiedade crónica e algumas com excelentes resultados.

É importante compreender que o consumo de Cannabis pode ter efeitos muito distintos em indivíduos diferentes. No entanto, alguns dos efeitos da Cannabis podem ser gatilhos de ansiedade em pessoas predispostas a ter esse tipo de crises. São eles:

  • Aumento do ritmo cardíaco
  • Alterações da coordenação
  • Dificuldade em respirar
  • Vertigens
  • Despersonalização

O canabidiol é verdadeiramente ansiolítico?

Sim, sem sombra de dúvidas. Vários estudos realizados em animais e em seres humanos provaram que a administração de canabidiol, constituinte do Óleo de CBD, tem efeitos muito positivos na redução da ansiedade. A comparação entre os efeitos desta substância e de alguns medicamentos ansiolíticos demostrou um paralelismo muito interessante. Contudo, o efeito ansiolítico do canabidiol está dependente da dose! Alguns estudos conduzidos em camundongos provaram que, em doses elevadas, o canabidiol deixa de combater a ansiedade. Por este facto se concluiu que a sua curva dose/efeito pode ser representada por um “U” invertido, à semelhança da maioria dos medicamentos utilizados nos quadros de ansiedade crónica.

De que forma o canabidiol combate a ansiedade?

O mecanismo ainda é um pouco desconhecido mas sabe-se que envolve recetores diferentes dos ansiolíticos prescritos pelos médicos. Um estudo de comparação entre o canabidiol, constituinte do Óleo de CBD, e o diazepam mostrou um efeito muito semelhante entre os 2 mas, quando se tentou antagonizar os efeitos de cada um deles com a administração de flumazenil, só o estudo com diazepam permitiu obter os resultados esperados. Isto sugere que o canabidiol não interage com os recetores GABAérgicos, ao contrário do diazepam.

Alguns cientistas acreditam que o efeito ansiolítico do canabidiol, constituinte do Óleo de CBD, se deve a uma interação com os recetores serotoninérgicos 5HT1A. Estes recetores são específicos da serotonina, uma monoamina conhecida por alguns como o “neurotransmissor da felicidade”. Fica fácil de perceber a relação…

 

Texto por Rui Gomes

Tem algo a acrescentar? Contacte-nos 

Comentar